Brasil abre agosto com superávit comercial de US$943 mi
São Paulo - A balança comercial brasileira registrou superávit de 943 milhões de dólares na primeira semana de agosto, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. A média diária foi de 188,6 milhões de dólares, um crescimento de quase 30 por cento sobre agosto do ano passado. As exportações […]
Da Redação
Publicado em 9 de agosto de 2010 às 16h15.
São Paulo - A balança comercial brasileira registrou superávit de 943 milhões de dólares na primeira semana de agosto, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
A média diária foi de 188,6 milhões de dólares, um crescimento de quase 30 por cento sobre agosto do ano passado.
As exportações do país totalizaram 4,418 bilhões de dólares na semana terminada no dia 8, com média por dia útil de 883,6 milhões de dólares.
Na comparação com a média diária de agosto do ano passado, houve crescimento das vendas nas três categorias de produtos.
Nos básicos (49 por cento), os destaques ficaram com minério de ferro, carne de frango, suína e bovina, milho em grãos, café em grão e fumo em folhas, de acordo com o ministério.
Nos manufaturados (28,7 por cento), os produtos que tiveram maior aumento nas vendas externas foram óleos combustíveis, óxidos e hidróxidos de alumínio, açúcar refinado e autopeças. Nos semimanufaturados (7,9 por cento), os destaques ficaram com couros e peles, celulose, açúcar em bruto e semimanufaturados de ferro e aço.
As importações somaram 3,475 bilhões de dólares. A corrente de comércio somou 7,893 bilhões de dólares.
O superávit acumulado do ano é de 10,176 bilhões de dólares, abaixo do saldo positivo de 17,753 bilhões de dólares alcançado no mesmo período do ano passado.
A expectativa no mercado é de que o país feche o ano com superávit comercial de 15 bilhões de dólares, de acordo com o relatório Focus divulgado pelo Banco Central.
Leia mais sobre exportações.
Siga as últimas notícias de Economia no Twitter