Economia

Boa Vista apura queda na procura por crédito em outubro

A demanda do consumidor por crédito caiu 0,9%


	Empréstimos: no acumulado do ano, a demanda registra queda de 6,4%
 (Roberto Setton/VEJA)

Empréstimos: no acumulado do ano, a demanda registra queda de 6,4% (Roberto Setton/VEJA)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2014 às 10h55.

São Paulo - A demanda do consumidor por crédito caiu 0,9% em outubro ante setembro, segundo dados sazonalmente ajustados da Boa Vista SCPC, divulgados nesta quinta-feira, 27.

Na comparação com outubro do ano passado a demanda despencou 14,0%. No acumulado do ano, a demanda registra queda de 6,4%, sendo que em 12 meses a retração é de 5,5%.

Em outubro, a demanda por crédito nas instituições financeiras caiu 2,9% em relação a setembro, enquanto para o segmento não-financeiro houve leve alta, de 0,5%.

"O mercado de crédito vivenciou nos últimos meses diversos tipos de ajuste que possuem como objetivo uma retomada do consumo. Contudo, pelo próprio caráter das medidas, mais estruturais, até o presente momento os impactos foram pouco significativos", diz o relatório da Boa Vista.

A instituição acredita que pode ocorrer alguma reversão deste cenário somente em meados de 2015, suavizando o atual aperto monetário e consequentemente gerando maiores estímulos à demanda.

O indicador de demanda por crédito é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal.

Acompanhe tudo sobre:Boa Vista SCPCConsumidoresCréditoEmpresas

Mais de Economia

Governo estima perda de até R$ 106 bilhões com renegociação de dívidas dos estados

Recuperação econômica impulsiona índice de confiança em Xangai no último trimestre

Pequim define meta ambiciosa de crescimento econômico com prioridade na qualidade de vida

Cidade de SP abriu 674 mil novas empresas entre 2021 e 2024 — e atraiu 69 mil, diz Nunes