Economia

BNDES diz que vai responder acusações do MPF

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje (11), por meio da assessoria de imprensa, que está avaliando as acusações feitas pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul e irá se posicionar sobre o assunto no momento oportuno. O MPF está questionando os critérios do banco […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou hoje (11), por meio da assessoria de imprensa, que está avaliando as acusações feitas pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul e irá se posicionar sobre o assunto no momento oportuno.

O MPF está questionando os critérios do banco para a concessão de financiamentos às empresas Cosan/Shell e Bunge, cujas usinas Nova América e Monteverde, respectivamente, estariam adquirindo matéria-prima cultivada em terras indígenas naquele estado.

Os procuradores do MPF informaram que embora seja proibido pela Constituição Federal, o plantio de cana para uso comercial em áreas indígenas é comumente feito em Mato Grosso do Sul.

Segundo o MPF, o BNDES não poderia financiar empresas que compram cana produzida de forma ilegal. Considera que, agindo desse modo, o banco estaria contribuindo para incentivar conflitos por terra e violações aos direitos indígenas no estado.

Acompanhe tudo sobre:FinançasBNDESEmpréstimossetor-financeiro

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?