Economia

BNDES aprova crédito de R$488 mi para Aeroporto de Brasília

Aeroporto deve ter capacidade para receber 38,8 milhões de passageiros em 2031 e transformar-se em polo comercial


	Projeto para o aeroporto de Brasília: consórcio que administra o local também venceu certame para explorar o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN)
 (Divulgação)

Projeto para o aeroporto de Brasília: consórcio que administra o local também venceu certame para explorar o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN) (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de dezembro de 2012 às 16h30.

São Paulo/Rio de Janeiro - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um empréstimo-ponte de 488 milhões de reais para o consórcio Inframérica, para início das obras de ampliação, manutenção e exploração do Aeroporto Internacional de Brasília.

O consórcio reúne a Inframérica Participações (composta pela brasileira Infravix e a argentina Corporación America) e a estatal Infraero. O grupo venceu o leilão da concessão do terminal em fevereiro deste ano.

A previsão é de que até 2014, ano em que será realizada a Copa do Mundo no Brasil, a capacidade de passageiros do aeroporto de Brasília seja de 20,7 milhões, ante 15,4 milhões em 2011.

Já em 2016, quando o Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas, o número deve subir para 24,4 milhões, chegando a 31,3 milhões em 2021 e 38,8 milhões em 2031, segundo o BNDES.

O consórcio também pretende transformar a área do aeroporto em um polo comercial, com a construção de hotel, centro de convenções e escritórios, além de se transformar em um centro logístico internacional, com parcerias com grandes operadores do setor.

Os acionistas privados da Inframérica também foram vitoriosos no leilão para a construção e exploração do o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante (RN), primeiro aeroporto federal a ser concedido à iniciativa privada. O BNDES já aprovou financiamento de 329,3 milhões de reais para o empreendimento.

Acompanhe tudo sobre:Aeroporto de BrasíliaAeroportosAeroportos do BrasilBNDESBrasíliaInfraestruturaSetor de transporteTransportestransportes-no-brasil

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor