Economia

BID e China criarão fundo para investir na América Latina

O fundo terá o valor de US$ 1 bilhões

O presidente do BID, Luis Alberto Moreno (D), e o presidente boliviano Evo Morales: o banco é a principal fonte de financiamento creditício regional
 (Jorge Bernal/AFP)

O presidente do BID, Luis Alberto Moreno (D), e o presidente boliviano Evo Morales: o banco é a principal fonte de financiamento creditício regional (Jorge Bernal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de março de 2012 às 13h26.

Montevidéu - A China e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) criarão um fundo de 1 bilhão de dólares para investimentos na região, anunciou nesta segunda-feira o presidente do organismo financeiro, Luis Alberto Moreno.

"Trata-se de um fundo que vamos construir com o governo chinês para direcionar 1 bilhão de dólares à região latino-americana", disse Moreno. A China se converteu no principal sócio comercial de várias economias latino-americanas, entre elas a maior do continente, o Brasil.

O BID, no entanto, é a principal fonte de financiamento creditício regional, tendo emprestado mais de 11 bilhões de dólares no ano passado.

Este novo mecanismo de investimento demonstra o "enorme interesse da China pela região latino-americana", disse Moreno.

Fontes próximas ao projeto - que pediram anonimato - disseram à AFP que a iniciativa busca entre outras inovações, destinar fundos para investimentos em empresas na região, diferentemente de outros mecanismos de investimento do BID, destinados a Estados e a projetos pontuais de infraestrutura ou desenvolvimento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaBancosChinaFinançasInvestimentos de empresas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor