Economia

Bernanke não descarta subir juro para evitar bolhas

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, sinalizou que não descartaria elevar as taxas de juro para evitar a formação de uma nova bolha de ativos. Ele alertou que, considerando que é muito difícil dizer se os preços dos ativos estão sobrevalorizados, a primeira linha de defesa contra bolhas […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2011 às 12h50.

Washington - O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), Ben Bernanke, sinalizou que não descartaria elevar as taxas de juro para evitar a formação de uma nova bolha de ativos. Ele alertou que, considerando que é muito difícil dizer se os preços dos ativos estão sobrevalorizados, a primeira linha de defesa contra bolhas deve ser forte supervisão para evitar que as firmas financeiras tomem risco excessivo.

Bernanke disse que o banco central está fazendo o melhor que pode para observar "desalinhamentos nos preços dos ativos nos maiores mercados de crédito e de ações". Ele não acredita que os preços dos ativos nos EUA estejam atualmente sobrevalorizados.

Programa de emergência

O governo dos EUA deve ficar perto do equilíbrio financeiro nos seus investimentos de emergência nas firmas financeiras, segundo o presidente do Fed. Bernanke disse aos senadores que o dinheiro investido em instituições financeiras através do plano de socorro financeiro de US$ 700 bilhões deve, no geral, ser devolvido aos contribuintes. Ele sugeriu que os retornos devem ficar "muito próximo do equilíbrio financeiro", embora reconheça que o governo pode terminar ligeiramente negativo em alguns investimentos.

Esses comentários foram feitos em uma discussão sobre o futuro do Programa de Alívio de Ativos Problemáticos (Tarp), que está programado para vencer no final do ano. Congressistas republicanos e democratas vêm pressionando o Departamento do Tesouro para saber se pretende prorrogar o programa para o próximo ano, mas até agora o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, tem declinado em dar uma resposta.

Bernanke disse que o Tarp no geral serviu ao seu propósito em estabilizar os mercados financeiros e que seria "apropriado" começar a recolher o programa de socorro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Bolhas econômicasEstados Unidos (EUA)Fed – Federal Reserve SystemMercado financeiroPaíses ricos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor