Economia

Banco Central Europeu promete defender euro

Berlim/Bruxelas - O Banco Central Europeu (BCE) prometeu nesta quarta-feira que o euro sobreviverá à crise de dívida da região, e um de seus membros disse que a autoridade monetária manterá os bônus de governos que comprar até seus vencimentos. O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, saiu em defesa da moeda comum, com o apoio […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2010 às 08h40.

Berlim/Bruxelas - O Banco Central Europeu (BCE) prometeu nesta quarta-feira que o euro sobreviverá à crise de dívida da região, e um de seus membros disse que a autoridade monetária manterá os bônus de governos que comprar até seus vencimentos.

O presidente do BCE, Jean-Claude Trichet, saiu em defesa da moeda comum, com o apoio de Guy Quaden, integrante da instituição. "Estou mais que confiante no futuro da zona do euro", disse Trichet à rádio francesa one.

Questionado sobre se o euro sobreviverá aos atuais problemas, Quaden respondeu que "sem dúvida".

Quaden rejeitou especulações de que países poderiam deixar a zona do euro em meio à crise.

"Primeiramente, isto não está previsto no tratado (europeu). Em segundo lugar, nenhum país tem interesse de deixar o euro. Nem a Grécia, nem a Alemanha", afirmou ele a uma revista belga.

Como parte de um pacote de 1 trilhão de dólares para salvar a região, o BCE abandonou sua política de bônus nesta semana e anunciou que começará a comprar títulos de governos.

Os detalhes dessas compras ainda são incertos. Não se sabe quanto o banco pretende gastar nem em quais vencimentos irá focar.

Nesta quarta-feira, no entanto, o membro do BCE Juergen Stark disse à rádio alemã Deutschlandfunk que o banco irá manter os bônus que comprar.

"Os bônus de governos que comprarmos hoje serão mantidos até seus vencimentos", informou.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCâmbioMoedasUnião EuropeiaEuroDívida pública

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro