Economia

BCE diz que tem viés de afrouxamento e não está sem munição

Mario Draghi deixou mercados incertos sobre as chances de mais um corte, mas Praet destacou que o banco central ainda pode afrouxar sua política


	Mario Draghi: o BCE manteve a taxa de juros em uma mínima recorde de 0,5% em sua reunião na quinta-feira passada, e confirmou que ela permanecerá nesse nível por algum tempo e que pode cair mais
 (Thomas Peter/Reuters)

Mario Draghi: o BCE manteve a taxa de juros em uma mínima recorde de 0,5% em sua reunião na quinta-feira passada, e confirmou que ela permanecerá nesse nível por algum tempo e que pode cair mais (Thomas Peter/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de agosto de 2013 às 09h45.

Frankfurt - A orientação futura do Banco Central Europeu (BCE) sobre taxas de juros baixas incluem um viés de afrouxamento e mais cortes são uma opção se justificados pelas perspectivas sobre a inflação, afirmou o membro do BCE Peter Praet em uma nota publicada nesta terça-feira.

Praet, que tem o influente portfólio de economia entre suas tarefas no Conselho Executivo do BCE, disse ao portal Vox que o BCE "não está sem munição".

O presidente do BCE, Mario Draghi, deixou os mercados incertos na semana passada sobre as chances de mais um corte, mas Praet destacou que o banco central ainda pode afrouxar sua política.

"Contra as condições que vemos prevalecendo em um horizonte relevante, nossa orientação inclui um viés de afrouxamento", escreveu Praet na nota, datada de 6 de agosto.

"Isso transmite a noção de que não chegamos ao limite mais baixo de nossa principal taxa de juros", completou ele. "Mais cortes nas taxas continuam sendo uma opção para o BCE se o cenário sobre a estabilidade de preços assim justificar." Como Praet é responsável pelo portfólio de economia, ele faz uma apresentação no início das reuniões do Conselho Diretor que forma a base da discussão de política, o que dá peso às suas opiniões.

O BCE manteve a taxa de juros em uma mínima recorde de 0,5 por cento em sua reunião na quinta-feira passada, e confirmou que ela permanecerá nesse nível por algum tempo e que pode cair mais.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaZona do Euro

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor