Economia

BCE atua em função de mandato, não das expectativas

A afirmação foi feita por Jörg Asmussen, membro da diretoria da instituição

Asmussen: "faremos ao fim o que considerarmos oportuno, em total independência e de acordo com nosso mandato" (Louisa Gouliamaki/AFP)

Asmussen: "faremos ao fim o que considerarmos oportuno, em total independência e de acordo com nosso mandato" (Louisa Gouliamaki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de julho de 2012 às 09h32.

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) atua em função de seu mandato, e não das expectativas dos mercados, dos economistas e da imprensa, afirmou nesta sexta-feira Jörg Asmussen, membro da diretoria da instituição.

"Faremos ao fim o que considerarmos oportuno, em total independência e de acordo com nosso mandato", declarou Asmussen em uma entrevista coletiva em Bruxelas, na qual denunciou os "polemistas" e os que "sabem mais que ninguém", mas que não assumem nenhuma responsabilidade.

Na quinta-feira, a instituição monetária com sede em Frankfurt reduziu a taxa básica de juros ao mínimo histórico de 0,75% e a taxa de depósito a 0%, para tentar reativar a economia da Eurozona com o estímulo ao crédito.

Mas não anunciou outras medidas, como oferecer liquidez aos bancos ou retomar a compra de dívida pública no mercado secundário, o que decepcionou analistas e mercados.

"Os atos são mais fortes que as palavras, em particular quando são oportunos, comedidos e eficazes. É o que cria confiança", disse Asmussen.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaUnião Europeia

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor