Economia

BC inglês pode aumentar juros pela primeira vez em 10 anos

A decisão foi tomada em resposta à futura retirada do Reino Unido da UE, que vai influenciar a economia britânica de maneira complexa

Bandeira do Reino Unido (Carl Court/Getty Images)

Bandeira do Reino Unido (Carl Court/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 29 de setembro de 2017 às 06h24.

Londres - O presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Mark Carney, disse nesta sexta-feira que a instituição provavelmente elevará sua taxa básica de juros se a economia do Reino Unido se mantiver na trajetória atual.

Nas últimas semanas, o BoE deu várias sinalizações de que está se preparando para aumentar juros pela primeira vez em uma década, à medida que a futura retirada do Reino Unido da União Europeia (o chamado Brexit) influencia a economia britânica de maneira complexa.

Na reunião de política monetária do último dia 14, o BoE manteve seu juro básico na mínima histórica de 0,25%, mas indicou que poderá elevá-lo "nos próximos meses" para conter o avanço da inflação, que está bem acima da meta de 2% do banco central inglês.

Muitos economistas acreditam que o primeiro ajuste na taxa poderá vir já em novembro.

"Se a economia se mantiver no rumo certo, pode ser apropriado elevar as taxas de juros", disse Carney em entrevista à BBC, acrescentando que a mudança poderá vir "relativamente no curto prazo". Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:BrexitJurosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Economia

Com mais renda, brasileiro planeja gastar 34% a mais nas férias nesse verão

Participação do e-commerce tende a se expandir no longo prazo

Dívida pública federal cresce 1,85% em novembro e chega a R$ 7,2 trilhões

China lidera mercado logístico global pelo nono ano consecutivo