Economia

BC chinês corta juros para levantar economia instável

O Banco do Povo da China anunciou em seu website que reduziu a taxa de empréstimo de 1 ano em 0,25 ponto percentual, para 4,6 por cento


	Banco Central da China: banco também reduziu a taxa de compulsório em 0,5 ponto percentual, para 18,0 por cento
 (Mark Ralston/AFP)

Banco Central da China: banco também reduziu a taxa de compulsório em 0,5 ponto percentual, para 18,0 por cento (Mark Ralston/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2015 às 08h26.

Pequim - O banco central da China reduziu as taxas de juros e, ao mesmo tempo, afrouxou as taxas de compulsório pela segunda vez em dois meses nesta terça-feira, aumentando o apoio à economia fraquejante e ao mercado acionário, cuja forte queda reverberou ao redor do mundo.

O Banco do Povo da China anunciou em seu website que reduziu a taxa de empréstimo de 1 ano em 0,25 ponto percentual, para 4,6 por cento. Segundo a autoridade monetária, o corte entra em vigor a partir de 26 de agosto. Além disso, cortou a taxa de depósito de um ano em 0,25 ponto percentual.

Ao mesmo tempo, o banco central também reduziu a taxa de compulsório em 0,5 ponto percentual, para 18,0 por cento, para a maioria dos grandes bancos, sendo que a mudança terá efeito a partir de 6 de setembro.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMercado financeiroChinaBanco CentralJuros

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1