Economia

BC britânico pode manter juro baixo por mais tempo

Medida pode ser tomada para reduzir a chance de a economia da Grã-Bretanha cair em estagnação a longo prazo


	BC britânico: mercados jogaram para o final do próximo ano suas expectativas sobre o momento da primeira elevação
 (Adrian Pingstone/Wikimedia Commons)

BC britânico: mercados jogaram para o final do próximo ano suas expectativas sobre o momento da primeira elevação (Adrian Pingstone/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de outubro de 2014 às 08h53.

Londres - O banco central britânico pode precisar manter a taxa de juros baixa por mais tempo do que imaginado para reduzir a chance de a economia da Grã-Bretanha cair em estagnação a longo prazo, afirmou nesta sexta-feira o economista-chefe da instituição, Andrew Haldane.

Haldane afirmou que agora está mais pessimista sobre o cenário para a economia devido ao crescimento global mais fraco, aos maiores riscos financeiros e políticos e ao perigo de que os salários e a produtividade possam continuar com dificuldades.

"Estou mais pessimista", disse Haldane. "Isso significa que a taxa de juros pode continuar baixa por mais tempo, certamente do que eu esperava há três meses", acrescentou.

As declarações de Haldane foram dadas ao final de uma semana em que os mercados jogaram para o final do próximo ano suas expectativas sobre o momento da primeira elevação dos juros pelo BC. No mês passado, os mercados esperavam que a autoridade monetária começasse a elevar os juros no início do próximo ano.

Acompanhe tudo sobre:EuropaJurosPaíses ricosReino Unido

Mais de Economia

‘Se você pretende ser ‘miss simpatia’, seu lugar não é o Banco Central’, diz Galípolo

Rui Costa fala em dialogar com o mercado após dólar disparar: 'O que se cobrava foi 100% atendido'

Lula chama corte gastos de 'medida extraordinária': 'Temos que cumprir o arcabouço fiscal'