Economia

BC altera regulamento do Copom e extingue o viés para Selic

Instrumento do viés era utilizado para permitir eventual mudança nos juros sem que fosse necessário esperar uma nova reunião do colegiado

Copom: novo regulamento manteve a indicação de que as reuniões serão realizadas em dois dias (Ruv Baron/Valor/Agência O Globo)

Copom: novo regulamento manteve a indicação de que as reuniões serão realizadas em dois dias (Ruv Baron/Valor/Agência O Globo)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 16h11.

Brasília - O Banco Central atualizou, por meio da Circular nº 3.868, o Regulamento do Comitê de Política Monetária (Copom).

Entre as mudanças, o BC extinguiu o instrumento do viés, utilizado no passado para permitir eventual mudança na Selic (a taxa básica de juros) sem que fosse necessário esperar uma nova reunião do colegiado. A última vez que a instituição anunciou um viés foi em março de 2003.

O novo regulamento manteve a indicação de que as reuniões do Copom serão realizadas em dois dias, sendo que a primeira sessão é reservada a apresentações técnicas e a segunda à decisão sobre a meta da taxa Selic.

No entanto, ao contrário do regulamento anterior, não há indicação de que a primeira sessão ocorrerá sempre às terças-feiras e a segunda sessão será realizada às quartas-feiras.

Porém, o calendário de reuniões do Copom de 2018, já divulgado pelo BC, mantém a previsão de encontros apenas às terças e quartas-feiras.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCopomSelic

Mais de Economia

Reforma tributária: videocast debate os efeitos da regulamentação para o agronegócio

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação