Economia

BB tem R$ 2,4 bi para financiar empresas exportadoras em 2003

O Banco do Brasil (BB) tem 2,4 bilhões de reais para financiar as empresas exportadoras em 2003. No ano passado, foram 2,2 bilhões, usados quase na totalidade (97%). O Programa de Financiamento das Exportações (Proex) atua em duas frentes: apoio às operações que visam vender ao exterior e a equalização de taxas de juros, para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

O Banco do Brasil (BB) tem 2,4 bilhões de reais para financiar as empresas exportadoras em 2003. No ano passado, foram 2,2 bilhões, usados quase na totalidade (97%). O Programa de Financiamento das Exportações (Proex) atua em duas frentes: apoio às operações que visam vender ao exterior e a equalização de taxas de juros, para impedir que as elevadas taxas domésticas tirem completamente a competitividade das empresas brasileiras.

O BB não atua como um eximbank e tem como principal objetivo de seus financiamentos as micro, pequenas e médias empresas (definidas da seguinte forma, pelo faturamento bruto anual: micro até 1,2 milhão de reais, pequena até 10,5 milhões, média até 60 milhões). Em 2002, 69% das empresas que usaram o financiamento eram de até médio porte, e 70% dos empréstimos foram de até 100 000 dólares.

No ano passado, 112 novas empresas exportadoras passaram a usar o Proex. Entre elas, algumas conquistaram mercados bem originais: há empresas brasileiras que vendem trutas congeladas para a Rússia, ovos secos para o Japão, xampu para a Jordânia e caixas eletrônicos bancários para a Índia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mais energia nuclear para garantir a transição energética

Boletim Focus: mercado reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

Lula se reúne hoje com Haddad para receber redação final do pacote de corte de gastos

Economia argentina cai 0,3% em setembro, quarto mês seguido de retração