Economia

BB tem R$ 2,4 bi para financiar empresas exportadoras em 2003

O Banco do Brasil (BB) tem 2,4 bilhões de reais para financiar as empresas exportadoras em 2003. No ano passado, foram 2,2 bilhões, usados quase na totalidade (97%). O Programa de Financiamento das Exportações (Proex) atua em duas frentes: apoio às operações que visam vender ao exterior e a equalização de taxas de juros, para […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h07.

O Banco do Brasil (BB) tem 2,4 bilhões de reais para financiar as empresas exportadoras em 2003. No ano passado, foram 2,2 bilhões, usados quase na totalidade (97%). O Programa de Financiamento das Exportações (Proex) atua em duas frentes: apoio às operações que visam vender ao exterior e a equalização de taxas de juros, para impedir que as elevadas taxas domésticas tirem completamente a competitividade das empresas brasileiras.

O BB não atua como um eximbank e tem como principal objetivo de seus financiamentos as micro, pequenas e médias empresas (definidas da seguinte forma, pelo faturamento bruto anual: micro até 1,2 milhão de reais, pequena até 10,5 milhões, média até 60 milhões). Em 2002, 69% das empresas que usaram o financiamento eram de até médio porte, e 70% dos empréstimos foram de até 100 000 dólares.

No ano passado, 112 novas empresas exportadoras passaram a usar o Proex. Entre elas, algumas conquistaram mercados bem originais: há empresas brasileiras que vendem trutas congeladas para a Rússia, ovos secos para o Japão, xampu para a Jordânia e caixas eletrônicos bancários para a Índia.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

MDIC quer ampliar Programa Reintegra a partir de 2025, diz Alckmin

Selic deve subir 0,25 ponto percentual e tamanho do ciclo depende dos EUA, diz economista da ARX

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros