Economia

Banco do Japão manterá ritmo de compras de bônus inalterado

Anúncio do plano era aguardado, uma vez que a decisão de reduzir compras de JGBs em uma das operações deste mês gerou especulação sobre um aperto monetário

Banco do Japão: instituição disse que não dará quaisquer sinais sobre o rumo de sua política monetária por meio de operações de JGBs (AFP/Getty Images/Getty Images)

Banco do Japão: instituição disse que não dará quaisquer sinais sobre o rumo de sua política monetária por meio de operações de JGBs (AFP/Getty Images/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 31 de janeiro de 2018 às 09h00.

Tóquio - O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) anunciou nesta quarta-feira que planeja manter inalterado o ritmo de compras de bônus do governo japonês (BoJ) em fevereiro.

O anúncio do plano mensal do BoJ era aguardado, uma vez que a decisão do banco central japonês de reduzir compras de JGBs em uma das operações deste mês gerou especulação de que a instituição estaria se preparando para apertar sua política monetária mais adiante.

Na semana passada, o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, disse que a instituição não dará quaisquer sinais sobre o rumo de sua política monetária por meio de operações de compra de JGBs.

O iene, porém, está bastante sensível a qualquer movimento recente do BoJ, uma vez que participantes do mercado buscam indicações de uma possível mudança na política ainda este ano.

Também hoje, Kuroda e dois vice-presidentes do BoJ reiteraram promessas de "persistentemente" manter a ultra-acomodatícia política atual. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:JapãoGoverno

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1