Banco Central divulga Relatório Trimestral de Inflação (RTI) nesta quinta
Autoridade monetária atualizará as projeções para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2023 e para a inflação dos próximos anos
Repórter especial de Macroeconomia
Publicado em 28 de setembro de 2023 às 06h00.
O Banco Central ( BC ) divulga nesta quinta-feira, 28, o Relatório Trimestral de Inflação (RTI). Os dados serão publicados às 8h, no site da autarquia. O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Diogo Abry Guillen, apresentará o documento, em coletiva à imprensa, às 11h.
Na sequência, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, dará entrevista coletiva à imprensa, sobre a condução da política monetária. Em audiência pública nesta quarta-feira, 27, Campos Neto, afirmou que o processo de desinflação está em curso no Brasil, mas sinalizou que o processo de queda de juros precisa ser feito com cautela.
- Conselho da GetNinjas (NINJ3) aprova redução de capital a R$ 4,40 por ação
- Crianças de 2 a 12 anos perdem descontos em passagens aéreas da Gol e Azul; entenda
- Camilo Santana fala em lançar programa de bolsas para ensino médio em outubro
- Índice industrial e serviços da zona do euro avança para 47,1 em setembro
- Ministério da Fazenda lança consulta pública para elaborar a taxonomia sustentável
- Loterias 2023: brasileiros deixaram de resgatar quase uma Mega da Virada em prêmios; entenda
Resultado do Tesouro Nacional de agosto
Também nesta quinta, o Ministério da Fazenda divulgará o Resultado do Tesouro Nacional (RTN). O material será publicado às 14h30 pela pasta. O secretário do Tesouro, Rogério Ceron, comentará os dados em coletiva no auditório do edifício sede do Ministério da Fazenda, às 15h00.
Como mostrou a EXAME, a Secretaria do Orçamento Federal do Ministério do Planejamento projetou uma leve melhora na projeção para o déficit nas contas públicas de 2023. Segundo o Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do 4º bimestre, a estimativa de rombo caiu de R$ 145,4 bilhões (1,4% do PIB) para 141,4 bilhões (1,3% do PIB).