Economia

Banco Central aumenta estimativa de inflação para este ano

O IPCA deve fechar 2012 em 5,2%, segundo a projeção


	Prédio do Banco Central em Brasília: as estimativas para a inflação estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.
 (Divulgação/Banco Central)

Prédio do Banco Central em Brasília: as estimativas para a inflação estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. (Divulgação/Banco Central)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 10h11.

Brasília – A inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve fechar este ano em 5,2%, segundo projeção do Banco Central (BC), divulgada hoje (27) no Relatório de Inflação.

Essa estimativa faz parte do chamado “cenário de referência” e está 0,5 ponto percentual maior do que a expectativa do BC divulgada em junho. Para 2013, a expectativa é que a inflação recue para 4,9%. Já no final do terceiro trimestre de 2014, o IPCA em 12 meses deve ficar em 5,1%, de acordo com a estimativa.

Para elaborar as projeções do "cenário de referência", o BC levou em consideração a taxa básica de juros, a Selic – em 7,5% (atual valor) - e a taxa de câmbio, em R$ 2,05.

O relatório traz ainda a projeção do “cenário de mercado”. Nesse caso, são consideradas as projeções de instituições financeiras para a taxa Selic e o câmbio.

No cenário de mercado, a previsão para a inflação é igual à estimativa do cenário de referência (5,2%). Para 2013, a projeção é 4,8%. E no final do terceiro trimestre de 2014, a inflação em 12 meses deve chegar a 5%.

As estimativas para a inflação estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%.

Acompanhe tudo sobre:PreçosMercado financeiroConsumoEstatísticasInflaçãoIPCAIndicadores econômicosBanco Central

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?