Economia

Banco central americano corta em 0,25 ponto a taxa de juros

Para economista, serão necessários novos cortes para evitar recessão nos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h42.

O Federal Reserve, banco central americano, baixou em 0,25 ponto percentual a taxa de juros de curto prazo dos Estados Unidos, conhecida como federal funds rate. Com isso, a taxa passa a ser de 4,25% ao ano. Os fed funds são a taxa de referência para os juros pagos pelos consumidores em diversos segmentos, como cartões de crédito e empréstimos. A autoridade monetária também reduziu em 0,25 ponto, para 4,75% ao ano, sua taxa de redesconto, que serve de parâmetro para os recursos que os bancos tomam emprestados diretamente do Fed.

Este foi o terceiro corte consecutivo na taxa básica de juros dos Estados Unidos. De acordo com o site de notícias econômicas CNN Money, os cortes pretendem estimular a economia americana, que já vive o temor de caminhar para a recessão, após a eclosão, em julho, da crise das hipotecas de segunda linha - o chamado mercado subprime. Parte dos economistas, porém, acredita que serão necessárias novas reduções de juros, no início de 2008, para afastar definitivamente o risco de uma crise econômica.

Alguns analistas defendiam um corte de meio ponto percentual nos fed funds, como o efetuado pelo Fed em setembro. A apreensão de que a crise do subprime contamine fortemente a economia americana levou o presidente George W. Bush e o secretário do Tesouro, Henry Paulson, a anunciarem o congelamento dos juros pagos pelos mutuários do segmento subprime, na semana passada.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

FMI confirma sua previsão de crescimento mundial para 2024 a 3,2%

Novos dados aumentam confiança do Fed em desaceleração da inflação, diz Powell

Mais na Exame