Autoridades lutam contra mercados para conter crise grega
Atenas e Nova York - A relativamente pequena economia da Grécia impactava o mundo inteiro nesta sexta-feira, com investidores preocupados sobre a possibilidade de outros países europeus enfrentarem uma crise de dívida similar. Os ministros do G7, grupo das sete grandes economias do mundo, disseram que irão discutir a situação grega nesta sexta-feira, depois de […]
Da Redação
Publicado em 7 de maio de 2010 às 10h09.
Atenas e Nova York - A relativamente pequena economia da Grécia impactava o mundo inteiro nesta sexta-feira, com investidores preocupados sobre a possibilidade de outros países europeus enfrentarem uma crise de dívida similar.
Os ministros do G7, grupo das sete grandes economias do mundo, disseram que irão discutir a situação grega nesta sexta-feira, depois de autoridades do Federal Reserve expressarem preocupação e a Casa Branca dizer que o presidente Barack Obama está observando os desenvolvimentos de perto.
Líderes da zona do euro também se reunirão nesta sexta-feira em uma cúpula especial, enquanto o Parlamento alemão vota o pacote de ajuda oferecido à Grécia.
As bolsas de valores asiáticas fecharam o dia em queda, repercutindo a perda de quase mil pontos do Dow Jones na véspera, em um movimento que lembra o caos dos mercados gerado durante a recente crise mundial de crédito.
"A crise de dívida grega está relembrando os investidores do que aconteceu após o colapso do Lehman Brothers", disse Kazuhiro Takahashi, administrador do Daiwa Securities Capital Markets.
"A falência de uma única instituição financeira acabou detonando um efeito em cadeia sobre a economia global."
O euro operava quase estável na Ásia, pouco abaixo de 1,27 dólar.
O índice de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão caía 2,4 por cento, a maior queda em três meses. A bolsa de Tóquio despencou 3,1 por cento.
Na Europa, o índice das principais bolsas da região recuava 1,5 por cento.
O índice de ações da região perdia 1,82 por cento pela manhã. O índice MSCI de ações globais operava em baixa de 0,91 por cento.
Leia mais sobre a Grécia