Economia

Australianos querem rebatizar moeda em homenagem ao Simpsons

Petição pede para que dólar australiano se torne "dollarydoos" em referência a episódio de 1995 no qual os Simpsons visitam o país


	"Os Simpsons": série costuma causar polêmica quando usa outros países como cenário
 (Divulgação)

"Os Simpsons": série costuma causar polêmica quando usa outros países como cenário (Divulgação)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 21 de outubro de 2015 às 15h26.

São Paulo - Uma petição no site Change.org está pedindo para que o governo da Austrália mude o nome da moeda do país de "dólar australiano" para "dollarydoos".

É uma referência ao episódio "Bart vs. Australia", da série americana "Os Simpsons", exibido originalmente em 1995.

A trama começa com Bart tentando descobrir como a água desce na privada em vários países do mundo. Um garoto australiano atende sua ligação a cobrar, que acaba durando horas.

Eventualmente, o pai do menino recebe uma conta de 900 "dollarydoos". Veja a cena:

yt thumbnail

A petição, que já conseguiu quase 59 mil apoiadores de uma meta de 75 mil, cita crise econômica e turismo como justificativas e tem uma boa dose de ironia: 

"Devido a queda dos preços de commodities, a economia da Austrália está batalhando. É por isso que precisamos de algo para estimulá-la, e isto é mudar o nome da moeda para 'Dollarydoos'. Isso fará milhões de pessoas no mundo quererem colocar suas mãos na nossa moeda por causa de uma referência bem real aos Simpsons, aumentando o valor da moeda. Se os líderes desta nação tiverem algum senso comum, irão introduzir legislação ao parlamento para mudar o nome da nossa moeda o quanto antes.  Assine esta petição para fazer os líderes da nossa nação agirem em relação a esta importante questão".

O episódio foi controverso na época em que foi exibido por brincar com estereótipos nacionais, assim como aconteceu quando os Simpsons visitaram o Rio de Janeiro em um episódio de 2002.

Cenário

A Austrália ganhou no mês passado um novo primeiro-ministro, o ex-banqueiro e advogado Malcolm Turnbull, horas após aprovar um voto de censura contra seu predecessor do mesmo partido, Tony Abbott.

A economia australiana é um caso único no mundo desenvolvido, com 25 anos sem uma única recessão, mas o momento é desafiador e esta possibilidade já é de 1 em 3, segundo o Goldman Sachs.

Próxima geograficamente e exportadora de commodities, a Austrália foi um dos países mais favorecidos pela ascensão chinesa nas últimas décadas - e também é um dos mais prejudicados por sua desaceleração.

O dólar australiano desvalorizou 17% nos últimos 12 meses - mas ao contrário do que sugere a petição, isso é uma das coisas que contam a favor do crescimento do país ao favorecer a competitividade.

Acompanhe tudo sobre:AustráliaCâmbioDólar australianoMoedasPaíses ricosTelevisãoTV

Mais de Economia

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto

Manifestantes se reúnem na Avenida Paulista contra escala 6x1

Presidente do Banco Central: fim da jornada 6x1 prejudica trabalhador e aumenta informalidade