Economia

Atividade industrial da China cresce pela 1ª vez em 4 meses

Pesquisa Índice de Gerentes de Compras é sinal mais recente de que a segunda maior economia do mundo pode ter evitado uma forte desaceleração


	Industria chinesa: leitura final do PMI do Markit/HSBC de indústria da China subiu para 50,1 em agosto, ante 47,7 em julho, em linha com a preliminar da semana passada
 (AFP)

Industria chinesa: leitura final do PMI do Markit/HSBC de indústria da China subiu para 50,1 em agosto, ante 47,7 em julho, em linha com a preliminar da semana passada (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2013 às 08h16.

Pequim - A atividade industrial da China cresceu pela primeira vez em quatro meses em agosto à medida que a demanda doméstica se recuperou, mostrou nesta segunda-feira a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês), no mais recente sinal de que a segunda maior economia do mundo pode ter evitado uma forte desaceleração.

A leitura final do PMI do Markit/HSBC de indústria da China subiu para 50,1 em agosto, ante 47,7 em julho, em linha com a preliminar da semana passada.

A pesquisa foi divulgada um dia depois de o PMI oficial de indústria da China mostrar que a atividade se expandiu no ritmo mais rápido em mais de um ano em agosto, com um salto nas novas encomendas.

Economistas comemoraram o resultado como um sinal de que o crescimento da economia da China, que esfriou em 12 dos últimos 14 trimestres, está finalmente se estabilizando.

"Estamos definitivamente estabilizando, mas será uma recuperação de fraca a estável", disse Stephen Green, economista do Standard Chartered.

O PMI oficial, que alcançou 51,0 ante expectativa de 50,6, é mais voltado para empresas maiores e estatais, que têm acesso mais fácil a crédito e escala para lidar melhor com problemas do que as empresas menores e privadas que compõem a pesquisa do Markit/HSBC.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaIndústriaIndústrias em geralPMI – Purchasing Managers’ Index

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado eleva estimativa de inflação para 2024 e 2025

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega