Economia

Atividade econômica cresce 0,02% de agosto para setembro

Já na comparação com o mesmo mês de 2010, o IBC-Br teve alta de 1,45%

O índice calculado pelo Banco Central é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira

O índice calculado pelo Banco Central é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2011 às 12h40.

Brasília - A atividade econômica do país apresentou crescimento de apenas 0,02% em setembro em relação a agosto. É o que mostra o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período), divulgado hoje (17). Em setembro, o índice registrou 142,13 pontos, ante 142,11 pontos de agosto.

Na comparação com o mesmo mês de 2010, o IBC-Br teve alta de 1,45%. Nos nove meses do ano, a expansão chegou a 3,19%, e em 12 meses encerrados em setembro, a 3,65%.

No terceiro trimestre, em relação a igual período do ano passado, o índice registrou alta de 2,19%. Em relação ao segundo trimestre, houve queda da atividade econômica de 0,32%. Essa foi a primeira queda registrada nesse tipo de comparação desde o primeiro trimestre de 2009.

Sem ajustes sazonais, os dados mostram queda do IBC-Br de 2,68% em setembro, em relação ao mês anterior. No acumulado do ano, até setembro, a alta ficou em 3,15% e em 12 meses, em 3,55%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira. O índice incorpora e sintetiza informações sobre o nível da atividade dos setores da economia, como a indústria, o comércio, a agropecuária e os serviços.

Acompanhe tudo sobre:Mercado financeiroIndicadores econômicosDesenvolvimento econômicoCrescimento econômicoBanco Central

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro