Economia

Asmussen diz que BCE manterá política monetária expansiva

Sobre questões fiscais, o membro do Conselho Executivo disse que os governos adotariam o "caminho errado" se excluírem certos investimentos do cálculo do déficit orçamentário


	"Nossa política monetária é expansiva e permanecerá assim por quanto tempo for necessário. Mas manter as taxas baixas por muito tempo criará muitos riscos novos", disse Asmussen
 (Sean Gallup/Getty Images)

"Nossa política monetária é expansiva e permanecerá assim por quanto tempo for necessário. Mas manter as taxas baixas por muito tempo criará muitos riscos novos", disse Asmussen (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de maio de 2013 às 08h03.

Berlim - O Banco Central Europeu manterá sua política expansiva por quanto tempo for necessário embora deva permanecer cauteloso sobre reduzir sua taxa de depósito abaixo de zero, disse nesta segunda-feira o membro do Conselho Executivo Joerg Asmussen.

"Nossa política monetária é expansiva e permanecerá assim por quanto tempo for necessário. Mas manter as taxas baixas por muito tempo criará muitos riscos novos", disse Asmussen em discurso.

O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, agitou os mercados na quarta-feira passada ao dizer que o banco central norte-americano pode em breve reduzir seu programa de estímulo.

Asmussen afirmou que o BCE deveria olhar com cautela a ideia de levar sua taxa de depósito para território negativo, o que significa que o BCE cobraria de bancos comerciais por manterem seu dinheiro na instituição. O presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou que o banco está "tecnicamente pronto para fazer isso".

"Alguns veem a discussão muito abertamente, eu a vejo menos abertamente", disse Asmussen.

Tal medida poderia encorajar bancos a emprestar dinheiro à economia real em vez de mantê-lo no BCE, embora também possa ter implicações para as próprias operações dos bancos e para os mercados de financiamento e de títulos.

<grafico/>. Alguns governos da UE querem que os investimentos públicos sejam excluídos para ajudá-los a cumprir as metas fiscais.

Acompanhe tudo sobre:BCEEuropaPolítica monetáriaUnião Europeia

Mais de Economia

Foz do Amazonas: Alcolumbre se reúne com presidente da Petrobras e diz que Ibama 'boicota país'

BC da Argentina faz 7º corte de juros no governo Milei; taxa vai a 35% ao ano

Pré-sal tem recorde de produção em setembro

Impostômetro: brasileiros já pagaram R$ 3 trilhões em impostos em 2024, alta de 20%