São Paulo - Há cerca de dois meses, a Câmara Internacional de Comércio afirmou que o Brasil é a economia mais fechada do G20. De acordo com dados do Banco Mundial, somos desde 2005 o país que menos importa bens e serviços em proporção ao tamanho total do Produto Interno Bruto: 14%. Isso não é, necessariamente, um sinal de subdesenvolvimento: em 2011, Japão e Estados Unidos também apresentaram taxas baixas, de 16% e 18%, respectivamente (não há dados disponíveis para os dois países em 2012). O fechamento também pode ser economicamente vantajoso no momento de uma crise mundial como a de 2008, por exemplo. Mas, em tempos mais normais e no nosso caso, a baixa participação no comércio internacional significa também menos oportunidades econômicas, menos eficiência e preços mais altos. Veja a seguir quais são as 10 economias mais fechadas do mundo entre as 110 com dados disponíveis para 2012.
Proposta aprovada pelo Legislativo afrouxou as mudanças propostas pela equipe econômica nas regras de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC)
Previsão inicial da equipe econômica era de economizar R$ 71,9 bilhões. Ministro da Fazenda ainda disse que novas medidas serão continuamente estudadas pelo governo