Economia

Argentina discutiu mecanismo de swap cambial com China

Swap permitirá que a Argentina fortaleça suas reservas em moeda estrangeira ou pague por importações da China com o iuane


	Buenos Aires: governo receberá uma primeira tranche de iaunes equivalente a 1 bi de dólares neste ano
 (Daniel Garcia/AFP)

Buenos Aires: governo receberá uma primeira tranche de iaunes equivalente a 1 bi de dólares neste ano (Daniel Garcia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2014 às 09h43.

Buenos Aires - O presidente do banco central da Argentina, Juan Carlos Fabrega, se reuniu com o chefe do BC chinês no domingo para discutir como um swap cambial valendo bilhões de dólares será colocado em ação, disse a autoridade monetária argentina.

O swap permitirá que a Argentina fortaleça suas reservas em moeda estrangeira ou pague por importações da China com o iuane em um momento em que receitas fracas com exportações e uma moeda enfraquecida colocaram as reservas de moeda estrangeira do país sob intensa pressão.

O jornal La Nacion publicou que o governo de Buenos Aires receberá uma primeira tranche de iaunes equivalente a 1 bilhão de dólares antes do final do ano, sem dizer como obteve a informação.

Isso fará parte de um empréstimo de 11 bilhões de dólares no total assinado pela presidente Cristina Kirchner e sua contraparte chinesa em julho, pouco antes da Argentina entrar em default pela segunda vez em 12 anos.

Em seu comunicado, o banco central da Argentina não fez referência ao cronograma.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaArgentinaÁsiaChina

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor