Economia

Argentina autoriza exportação de 1 mi de toneladas de trigo

Argentina autorizou a exportação após reclamações de grupos agrários que avaliam que o mercado doméstico está suficientemente abastecido


	Trigo: Ministério da Agricultura da Argentina estima uma safra de 12 milhões de toneladas de trigo na safra de 2014/15, cuja colheita está avançada
 (Diego Giudice/Bloomberg News)

Trigo: Ministério da Agricultura da Argentina estima uma safra de 12 milhões de toneladas de trigo na safra de 2014/15, cuja colheita está avançada (Diego Giudice/Bloomberg News)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de dezembro de 2014 às 10h39.

Buenos Aires - A Argentina autorizou a exportação de 1 milhão de toneladas de trigo da safra 2014/15, informou na quinta-feira o Ministério da Economia, após reclamações de grupos agrários que avaliam que o mercado doméstico está suficientemente abastecido.

A Argentina é um dos maiores exportadores mundiais do cereal e o Brasil é o principal destino de seu produto, mas o fluxo entre os dois países foi afetado nos últimos anos pelas fracas colheitas na Argentina e pelas restrições comerciais impostas por seu governo.

"Este novo montante autorizado hoje soma-se ao milhão e meio de toneladas autorizadas no mês de novembro. O remanescente exportável será liberado à medida que forem verificados os dados da colheita", disse o ministério em comunicado.

As autoridades argentinas mantêm fechadas as exportações e só as autorizam em cotas, conforme verificam a capacidade da produção de abastecer a necessidade do mercado interno de 6,5 milhões de toneladas.

O Ministério da Agricultura da Argentina estima uma safra de 12 milhões de toneladas de trigo na safra de 2014/15, cuja colheita está avançada.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaAmérica LatinaArgentinaComércio exteriorExportaçõesTrigo

Mais de Economia

Salário mínimo: Haddad confirma nova regra de reajuste e diz que piso continuará acima da inflação

Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha R$ 5 mil e tributação para renda superior a R$ 50 mil

Banco Central russo para de comprar moedas estrangeiras para frear desvalorização do rublo

CCJ conclui audiências sobre reforma tributária, mas votação do parecer ainda não tem data