Economia

Salários de executivos de bancos continuam a subir

Pacote de remuneração média anual para diretores de pregões em Londres está crescendo pelo menos 10 vezes mais rápido do que a média das pessoas


	Funcionários de uma corretora, em Londres: salário médio anual na Grã-Bretanha é de 27.000 libras
 (Leon Neal/AFP)

Funcionários de uma corretora, em Londres: salário médio anual na Grã-Bretanha é de 27.000 libras (Leon Neal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de novembro de 2014 às 18h22.

Londres - Num momento em que escândalos envolvendo operadores de bancos estão sob a mira de reguladores, promotores e público, não há nenhum sinal de que a reação seja a de redução de seu poder de ganho.

O pacote de remuneração média anual para diretores de pregões em Londres, tais como operadores chefe e sêniores, está crescendo pelo menos 10 vezes mais rápido do que a média das pessoas, de acordo com o benchmarking local de salário Emolument.

O valor agora está em 325.000 libras (510.000 dólares), compreendendo 175.000 libras o salário base e bônus de 150.000 libras, depois de subir 12 por cento no ano passado. Em cima disso, os bônus para os operadores mais bem sucedidos podem chegar a milhões.

Esse aumento anual é de cerca de 10 vezes a taxa de inflação no Reino Unido, e compara com o aumento de salário do trabalhador típico de apenas 1 por cento. O salário médio anual na Grã-Bretanha é de 27.000 libras, subindo para 32.150 libras em Londres.

A mais recente lembrança dos excessos desses executivos chegou na semana passada, quando os reguladores multaram seis principais bancos em um total de 4,3 bilhões dólares por não imporem parada à tentativa de operadores de tentar manipular o mercado de câmbio.

Transcrições de chats frequentados por esses operadores sob pseudônimos como "Os Três Mosqueteiros" e "Os Jogadores" revelaram uma cultura machista em que eles usaram brincadeiras com obscenidades ao mesmo tempo em que conspiraram em relação às taxas de câmbio da plataforma.

O debate sobre os bônus dos funcionários de bancos de investimento tomou outro rumo na quinta-feira, quando a União Europeia bloqueou mudanças no cap bônus da Grã-Bretanha. Muitos deles, com sede na Cidade de Londres, tentaram contornar o bloqueio esbarrando em salários fixos.

O dirigente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, e outros disseram que os salários fixos também podem precisar de regulação.

Mas muitos argumentam que, enquanto os operadores continuam a fazer enormes quantias de dinheiro para os seus empregadores e clientes, seus pacotes de remuneração e bônus são realmente bastante razoáveis.

Acompanhe tudo sobre:BancosExecutivosFinançasRegulamentaçãoSalários

Mais de Economia

Tesouro adia para 15 de janeiro resultado das contas de novembro

Câmara apresenta justificativa sobre emendas e reitera que Câmara seguiu pareceres do governo

Análise: Inflação preocupa e mercado já espera IPCA de 5% em 2025

Salário mínimo 2025: por que o valor será menor com a mudança de regra