Economia

Alta mais lenta de alimentos reduz impacto da inflação em SP

Além de um recuo em três dos sete grupos de despesas, caiu o ritmo de correção dos alimentos; no grupo alimentação, o índice passou de 0,55% para 0,06%


	Alimentos: no grupo alimentação, o índice passou de 0,55% para 0,06%
 (thinkstock)

Alimentos: no grupo alimentação, o índice passou de 0,55% para 0,06% (thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2016 às 09h34.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), medido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), na cidade de São Paulo, voltou a desacelerar na segunda prévia de setembro, ao passar de 0,05% para 0,01%.

Além de um recuo em três dos sete grupos de despesas, caiu o ritmo de correção dos alimentos. No grupo alimentação, o índice passou de 0,55% para 0,06%.

Em habitação, houve queda de 0,40% ante uma redução de 0,13%, na primeira prévia. O grupo despesas pessoais se manteve em baixa, mas em velocidade mais lenta (de -0,47% para -0,19%). Já em educação, o índice mostra uma diminuição mais forte do que na pesquisa anterior (de -0,02% para -0,12%).

Alta menor

No item vestuário, foi verificada alta de 0,36%, mas este índice foi bem menor do que o anotado na apuração passada (0,76%). No grupo transportes, não ocorreu mudança em relação aos preços praticados na primeira prévia quando a taxa acusou variação de 0,15%.

O único avanço mais expressivo - comparado à última medição - foi em saúde (de 0,52% para 0,69%). O levantamento da Fipe capta as variações do custo de vida das famílias com renda mensal entre um e dez salários mínimos.

Acompanhe tudo sobre:Alimentoscidades-brasileirasCusto de vidaEstatísticasFipeIndicadores econômicosInflaçãoIPCMetrópoles globaisPreçossao-pauloTrigo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame