Economia

Alta dos juros impacta vendas a prazo

São Paulo, 2 de dezembro (Portal EXAME) O movimento no comércio sentiu o impacto da alta dos juros nas vendas a prazo. Pelo menos é o que mostra pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O número de consultas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) registrou queda de 4,4% em novembro […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h20.

São Paulo, 2 de dezembro (Portal EXAME) O movimento no comércio sentiu o impacto da alta dos juros nas vendas a prazo. Pelo menos é o que mostra pesquisa realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

O número de consultas no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) registrou queda de 4,4% em novembro em relação ao mesmo período do ano passado. E esse recuo foi mais marcado na última quinzena do mês, ou seja, após a elevação da Selic de 21% para 22% ao mês há duas semanas.

Em relação a outubro, a queda foi de 0,7%, mas isso se deve ao fato de o mês de novembro ter tido dois dias úteis a menos. Fazendo o cálculo por dia útil, a média diária em novembro foi 7,6% maior.

No UseCheque, que é um indicativo das vendas à vista, as consultas no mês passado superaram em 4,9% o número de consultas em novembro de 2001. Em comparação a outubro, mais uma vez como conseqüência do menor número de dias úteis, a taxa foi 2,6% menor. Considerando a média diária, o resultado em novembro foi 5,5% superior.

Quanto aos índices de inadimplência, eles estão mais baixos do que no ano passado. A quantidade de títulos protestados em novembro deste ano ficou 26,4% menor do que em 2001. Em comparação a outubro, porém, foi registrada alta de 4,5%.

O total de registros recebidos e o número de registros cancelados também registraram queda em comparação a novembro de 2001, de 12,6% e 0,5%, respectivamente. Em relação a outubro, o recuo foi de 0,3% e 7,4%.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi

Governo autoriza uso de aposentadoria complementar como garantia de empréstimo habitacional