Economia

Alta de juros na China é uma possibilidade, diz conselheiro do BC

Economia da China teve um desempenho melhor do que o esperado neste ano, alimentando especulações sobre um aperto monetário

Notas de iuane: economistas dizem que não há pressão imediata sobre o banco central para elevar os juros (Getty Images/Getty Images)

Notas de iuane: economistas dizem que não há pressão imediata sobre o banco central para elevar os juros (Getty Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 30 de dezembro de 2016 às 08h39.

Pequim - A taxa de juros na China já está em tendência de alta com a melhora da economia, afirmou em entrevista à Reuters o conselheiro do banco central do país Sheng Songcheng.

"A economia está melhorando... então a taxa de juros e os preços vão avançar em uma direção positiva", disse Sheng na quinta-feira. "Sob as circunstâncias corretas, se as condições permitirem, podemos considerar uma alta dos juros."

A economia da China teve um desempenho melhor do que o esperado neste ano, alimentando especulações de que o banco central pode estar avaliando uma mudança após anos de condições monetárias ultrafrouxas que levaram a uma forte alta na dívida.

Sheng disse que um aumento nas taxas de depósito e de empréstimo servirá para melhorar as expectativas para a economia em geral, e também ajudará a estabilizar a taxa de câmbio do iuan.

Embora a inflação esteja mostrando sinais de aceleração na China junto com a atividade econômica, economistas dizem que não há pressão imediata sobre o banco central para elevar os juros.

Acompanhe tudo sobre:ChinaJuros

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame