Alemanha rejeitou neste sábado novos pedidos para que os países zona do euro emitam bônus denominados em euros (AFP)
Da Redação
Publicado em 20 de agosto de 2011 às 17h49.
BERLIM - A Alemanha rejeitou neste sábado novos pedidos para que os países zona do euro emitam bônus denominados em euros e tenham um ministro de Finanças conjunto, argumentando que isso só seria possível se a política fiscal já fosse coletiva.
"Enquanto nós não coletivizarmos a política financeira, não podemos ter um nível uniforme de taxa de juros. Os diferentes níveis de juros são um incentivo para executar uma economia sólida ou uma punição, se você não a estiver executando adequadamente", disse o ministro alemão de Finanças, Wolfgang Schäuble.
"Então, a questão é como vamos conseguir promover a integração política passo a passo. Não podemos coletivizar as taxas de juros", disse Schaeuble, referindo-se às propostas de que o bloco euro deveria emitir títulos comuns em euro.
A Alemanha lidera a resistência a essa proposta e também prevê um aumento do fundo de socorro financeiro, para acalmar repetidos tombos nos preços dos papéis públicos e de ações de bancos de alguns frágeis países da região.