Economia

Alemanha descarta recapitalização aos bancos em janeiro

Segundo o ministro alemão das Finanças, o fundo de resgate europeu não estará pronto até esta data


	O ministro alemão, Wolfgang Schäuble: o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), que ficará responsável pela recapitalização direta, ainda não entrou em vigor
 (Odd Andersen/AFP)

O ministro alemão, Wolfgang Schäuble: o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), que ficará responsável pela recapitalização direta, ainda não entrou em vigor (Odd Andersen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de setembro de 2012 às 08h39.

Nicosia - O ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schauble, descartou nesta sexta-feira uma recapitalização direta aos bancos por meio do fundo de resgate europeu em janeiro de 2013 ou antes desta data, afirmando que o mecanismo ainda não estará pronto.

"Não acredito que possa acontecer uma recapitalização direta aos bancos por meio do MEDE (Mecanismo Europeu de Estabilidade) em janeiro de 2013", destacou o ministro em Nicosia, antes de uma reunião informal dos ministros da Economia da Eurozona.

A zona do euro concedeu a Espanha, em junho, um empréstimo máximo de 100 bilhões de euros (123 bilhões de dólares) para sanear o sistema bancário. A princípio o crédito será repassado pelo Fundo de Reestruturação Ordenada Bancária (FROB) espanhol.

Uma vez em funcionamento o organismo supervisor único da zona do euro, a recapitalização dos bancos poderá ser feita diretamente a partir do MEDE, que ainda não entrou em vigor.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaBancosEuropaFinançasPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Economia

Dieese: mais de 87% dos reajustes salariais negociados em maio ficaram acima da inflação

Otimista com o Brasil, Emirates expandirá voos no Rio e aumentará oferta de '4ª cabine'

Situação fiscal não será 'muleta' para não perseguir a meta de inflação, diz Galípolo

Mais na Exame