Economia

Adiada, votação sobre PL do hidrogênio verde deve ocorrer nesta quarta-feira

Proposta era o primeiro item da pauta do plenário desta terça-feira, 18, mas recebeu 20 novas emendas e teve sua análise postergada

César H. S. Rezende
César H. S. Rezende

Repórter de agro e macroeconomia

Publicado em 19 de junho de 2024 às 09h22.

Última atualização em 19 de junho de 2024 às 09h29.

O Senado deve votar nesta quarta-feira, 19, o projeto de lei que estabelece o marco regulatório para a produção do hidrogênio de baixa emissão de carbono e determina incentivos fiscais e financeiros para o setor . O PL 2.308/2023 era o primeiro item da pauta do plenário desta terça-feira, 18, mas recebeu 20 novas emendas de senadores e teve sua análise adiada.

O PL cria a Política Nacional do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono, formada por cinco programas, sendo um deles o Regime Especial de Incentivos para a Produção de Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (Rehidro).

Proposta em tramitação

Na quarta-feira passada, 12, a comissão aprovou o relatório do senador Otto Alencar (PSD-BA), que incluiu emendas. Pelo projeto, caberá à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) autorizar a produção, importação, transporte, exportação e armazenagem de hidrogênio. A produção, contudo, só poderá ser permitida a companhias brasileiras sediadas no país.

Além do Rehidro, a proposta cria a política nacional do hidrogênio de baixa emissão de carbono, que compreende o Programa Nacional do Hidrogênio, o Programa de Desenvolvimento do Hidrogênio de Baixa Emissão de Carbono (PHBC) e o Sistema Brasileiro de Certificação do Hidrogênio.

Acompanhe tudo sobre:Hidrogênio verde

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro