Economia

ACSP: inadimplência cai pela 1ª vez desde abril

Na comparação entre setembro de 2011 e igual mês de 2010, o aumento é de 18,2%

Empreender sem dinheiro (Stock.xchng)

Empreender sem dinheiro (Stock.xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de outubro de 2011 às 20h27.

São Paulo - O número de novos registros de inadimplência no País caiu 5,1% em setembro deste ano em relação ao mês de agosto, de acordo com pesquisa divulgada hoje pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), controlada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Segundo a Boa Vista, é a primeira queda desde abril último. Na comparação entre setembro de 2011 e igual mês de 2010, o aumento é de 18,2%. No acumulado dos nove primeiros meses de 2011, a alta é de 22,7% ante o mesmo período do ano passado na série com ajuste sazonal. Em agosto ante julho, a inadimplência havia crescido 4,1%.

Os dados de setembro mostram que a Região Centro-Oeste é a que acumula maior alta no total de novos registros de devedores, 24,8%, seguida de perto por Sudeste (23,1%), Sul (22,8%), Norte (21,2%) e Nordeste (20,8%). Nos números relativos exclusivamente ao comércio varejista, a pesquisa aponta elevação de 24,6% no acumulado de 2011 em comparação aos nove primeiros meses de 2010.

Segundo a Boa Vista, o recuo verificado em setembro teve influência da redução das concessões de crédito e da atividade econômica brasileira. "Os efeitos do início das quedas nas taxas de juros da economia ainda estão ofuscados pela maior instabilidade do cenário econômico, que continua apresentado sinais de incerteza. A manutenção nos níveis de emprego e renda, no entanto, continuam proporcionando um ambiente favorável para o consumo e contribuem para certa estabilidade nas taxas de crescimento dos registros de inadimplentes", afirma a empresa, em comunicado.

O levantamento da Boa Vista revela ainda que o total de consumidores que deixaram a lista de inadimplentes em setembro caiu 5,2% sobre agosto, mas na comparação com setembro do ano passado a variação foi positiva em 10,3%. No acumulado dos nove primeiros meses de 2011, houve aumento de 16,3% na recuperação do crédito. Por região, a maior variação nos nove primeiros meses de 2011 ante o mesmo período de 2010 é do Sul, que acumula alta de 19,7% no número de pessoas que deixaram a condição de inadimplência.

Acompanhe tudo sobre:Dívidas pessoaisInadimplênciaIndicadores econômicos

Mais de Economia

Indústria nacional recua 0,6% em novembro e dá sinais de perda de dinamismo, avaliam economistas

Governo deve aumentar teto de juros consignado do INSS após alerta de bancos

Bastidores: Bancos esperam maior disposição de Galípolo para reduzir o compulsório da poupança

Poupança: saques superam os depósitos pelo 4º ano seguido e em 2024 saldo negativo é de R$ 15,5 bi