Economia

Acordo de livre-comércio depende de garantias, diz Valls

Pouco antes, o secretário de Comércio Exterior afirmou que a possibilidade de assinar um acordo está "mais longe"


	Manuel Valls: "não poderá ser concretizado se não houver garantias de que o nível de exigência que temos na França (...) será mantido"
 (Charles Platiau/Reuters)

Manuel Valls: "não poderá ser concretizado se não houver garantias de que o nível de exigência que temos na França (...) será mantido" (Charles Platiau/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2016 às 13h25.

O primeiro-ministro francês Manuel Valls afirmou nessa terça-feira que o projeto de tratado de livre-comércio EUA-UE (TTIP) "não poderá se concretizar" se não for garantido a manutenção do "nível de exigência" da França em matéria de saúde e de meio ambiente.

"Quero ser muito claro: não poderá ser concretizado se não houver garantias de que o nível de exigência que temos na França para a saúde e o meio ambiente de nós, cidadãos, será mantido", disse Valls em um discurso pronunciado em uma conferência governamental sobre o meio ambiente.

"Hoje estamos muito longe disso", estimou.

Pouco antes, o secretário de Comércio Exterior, Matthias Fekl, que participa das negociações pela França, afirmou que a possibilidade de assinar um acordo está "mais longe".

"Não há um frenesi francês nem europeu para assinar qualquer coisa a qualquer preço", garantiu Fekl.

Este grande acordo, que está sendo negociado desde 2013, tem o objetivo de suprimir tarifas e barreiras ao comércio entre Estados Unidos e UE, tem sido criticado pela sociedade civil, pela falta de transparência nas negociações e por um possível impacto na agricultura e no meio ambiente.

Em meados de abril o presidente francês François Hollande afirmou que a França "sempre pode dizer não", caso essas condições não forem respeitadas.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstados Unidos (EUA)EuropaFrançaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame