Economia

Aço Brasil alerta que País tem isenção na taxação por período de 30 dias

Setor considera "imprescindível" que Temer telefone para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e peça a exclusão definitiva do Brasil da lista

Aço: empresas exportadoras brasileiras já contataram seus clientes nos EUA e pediram a eles que ingressem com pedidos de exclusão dos produtos brasileiros da sobretaxa (China Daily/Reuters)

Aço: empresas exportadoras brasileiras já contataram seus clientes nos EUA e pediram a eles que ingressem com pedidos de exclusão dos produtos brasileiros da sobretaxa (China Daily/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de março de 2018 às 17h56.

Brasília - O presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo Mello Lopes, disse nesta quinta-feira, 22, que a exclusão temporária do Brasil da lista de países sobre os quais os Estados Unidos aplicarão uma sobretaxa de 25% em suas importações de aço é uma boa notícia, mas deve ser analisada com serenidade. "O Brasil tem isenção na taxação por um período de 30 dias. Vai ter um processo negocial."

Por isso, o setor considera "imprescindível" que o presidente Michel Temer telefone para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e peça a exclusão definitiva do Brasil da lista. Lopes informou que conversou mais cedo com Temer e ele disse que o telefonema já estaria agendado. A conversa deverá ocorrer ainda nesta quinta.

O executivo também disse que tinha informações extraoficiais de que a Casa Branca fará dois anúncios hoje: a lista oficial de países excluídos e as regras para exclusão. A expectativa é de que, com isso, sejam esclarecidas dúvidas sobre como funcionará a exclusão. Se, por exemplo, os exportadores brasileiros precisarão depositar uma caução correspondente à sobretaxa.

Os esforços para liberar os produtos brasileiros da sobretaxa prosseguem. O Instituto contratou um escritório, o Steptoe & Johnson, para lhe dar apoio jurídico em Washington. Além disso, as empresas exportadoras brasileiras já contataram 100% de seus clientes nos Estados Unidos e pediram a eles que ingressem com pedidos de exclusão dos produtos brasileiros da sobretaxa.

Em outra frente, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pretende ir a Washington e reforçar contatos com parlamentares americanos.

Acompanhe tudo sobre:acoDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Michel TemerTarifas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor