Economia

Abe diz que próximo presidente do BC deve seguir passos de Kuroda

Mandato de cinco anos de Haruhiko Kuroda, escolhido por Abe para comandar o Banco do Japão, acabará em abril do próximo ano

Shinzo Abe: "o presidente Kuroda tem minha total confiança. Espero que o próximo presidente seja alguém que assuma a postura de política dele" (REUTERS/Issei Kato)

Shinzo Abe: "o presidente Kuroda tem minha total confiança. Espero que o próximo presidente seja alguém que assuma a postura de política dele" (REUTERS/Issei Kato)

R

Reuters

Publicado em 30 de janeiro de 2017 às 08h37.

Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou que o próximo presidente do banco central deverá ser alguém que continue com a postura adotada por Haruhiko Kuroda, sinalizando que a política monetária ultrafrouxa pode ser mantida por anos.

O mandato de cinco anos de Kuroda, escolhido por Abe para comandar os esforços do Banco do Japão para acabar com a deflação, acabará em abril do próximo ano.

"O Banco do Japão adotou um afrouxamento monetário sem precedentes sob o presidente Kuroda, o que tem exercido efeitos pretendidos sobre os preços", disse Abe ao Parlamento nesta segunda-feira.

"O presidente Kuroda tem minha total confiança. Espero que o próximo presidente seja alguém que assuma a postura de política dele", disse Abe, acrescentando que é cedo demais para debater detalhes sobre a escolha.

As declarações de Abe deixam aberta a chance de Kuroda ser indicado para um segundo mandato, dizem alguns analistas.

Acompanhe tudo sobre:JapãoShinzo Abe

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor