Economia

71% dos brasileiros querem estados e municípios na reforma da Previdência

Pesquisa do site Jota aponta que a maioria dos brasileiros considera a reforma da Previdência necessária e quase 71% querem estados e municípios nela

Fila no INSS: o Brasil ainda se mostra dividido sobre a reforma da Previdência (Antônio Cruz/Agência Brasil)

Fila no INSS: o Brasil ainda se mostra dividido sobre a reforma da Previdência (Antônio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2019 às 12h12.

Última atualização em 3 de julho de 2019 às 12h18.

São Paulo — Os brasileiros vão, aos poucos, convencendo-se de que a reforma da Previdência é mesmo necessária, mas o país ainda se mostra dividido em relação a essa questão. Uma nova pesquisa do site Jota confirma o que outras já vinham sinalizando: 51,6% declaram ser a favor da reforma e 49,6% dizem que o Brasil só voltará a crescer se a Previdência for alterada.

Outros 39,4% dos entrevistados se posicionam contra a reforma, enquanto 9% afirmam não ter posição definida em relação a isso. São números que mostram que a maioria dos brasileiros acompanha a questão e tem alguma opinião sobre ela.

O Jota entrevistou 1.045 pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal, entre 27 e 29 de junho. Um dado novo levantado pela pesquisa é que 70,9% dos entrevistados se dizem favoráveis à inclusão dos estados e municípios na reforma da Previdência.

Isso vai na contramão da proposta apresentada ontem pela comissão especial da Câmara que analisa a reforma. O parecer do relator Samuel Moreira (PSDB-SP) deixa servidores estaduais e municipais fora da proposta. É algo que ainda pode ser revisto na votação do projeto no plenário da Câmara.

A pesquisa do Jota também indica que 50,8% dos brasileiros acreditam que o governo vai conseguir aprovar a reforma, enquanto 31,9% acham que ela não será aprovada. Os outros 17,3% não expressaram opinião sobre isso.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraPolítica no BrasilReforma da Previdência

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor