7 coisas que o Brasil tem e a Alemanha não tem
Nosso rival da semifinal tem população em queda, precisa importar quase todo o seu petróleo e não tinha uma lei de salário mínimo até este ano
João Pedro Caleiro
Publicado em 8 de julho de 2014 às 07h00.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h07.
São Paulo - Sem seu grande craque, o Brasil entra hoje em campo disposto a superar a temida Alemanha e chegar ao final da Copa do Mundo . Nossa rival tem uma economia mais rica e competitiva, mas não é páreo para nós em recursos (e belezas) naturais - além de estar precisando enfrentar o fantasma da perda de população. Veja a seguir 7 coisas que o Brasil tem e a Alemanha não tem:
O Real completou recentemente 20 anos, um feito notável em um país que já teve 9 moedas desde a independência. Já a Alemanha aderiu ao euro definitivamente em 2002, abandonando assim o marco alemão, moeda que usava desde o pós-guerra.
A população brasileira cresce cerca de 0,9% por ano e já passou a marca dos 200 milhões de habitantes. Na Alemanha, a queda na taxa de natalidade levou ao movimento contrário: o último censo registrou 1,5 milhão de pessoas a menos em um universo de 82 milhões de habitantes, um declínio que coloca pressão sobre as pensões e o futuro econômico do país.
O salário mínimo foi instituído por Getúlio Vargas em 1936 e atingiu neste ano o valor de 724 reais. Já a Alemanha nunca teve salário mínimo - até agora. O Parlamento Alemão aprovou nesta semana um valor de 8,50 euros por hora que entrará em vigor no ano que vem.
Do norte ao sul, a costa brasileira se espalha por mais de 7 mil quilômetros com todo tipo de paisagem, de praias desertas a metrópoles como o Rio de Janeiro. Já a costa alemã é bem mais modesta, e seus 2.389 quilômetros se dividem entre as margens do Mar do Norte e do Mar Báltico.
O Brasil é o 15º país do mundo em reservas de petróleo, com 15,3 bilhões de barris comprovados no final de 2012. Já a Alemanha tem meros 233 milhões em reservas comprovadas e depende de importações para abastecer os tanques dos carros produzidos por sua indústria automobilística.
De acordo com a empresa americana de investimentos Kleiner Perkins Caufield & Byers (KPCB), o Brasil é o 5º maior mercado para negócios de internet do mundo. Apesar de uma melhor infraestrutura de comunicação, os alemães são bem menos afeitos às redes sociais do que os brasileiros, por exemplo.
O Brasil está com a dívida bruta estacionada por volta de 59% do PIB já há alguns anos, de acordo com dados compilados pela CIA. Parece alto, mas não comparado com o endividamento de países como Alemanha ( 79% ), Itália ( 133% ) e Japão, o líder da lista, com 226%.