Virgin Orbit lança foguete ao espaço a partir de um Boeing 747; veja vídeo
Pela primeira vez a empresa de Richard Branson colocou satélites no espaço lançados a partir de um avião
Laura Pancini
Publicado em 18 de janeiro de 2021 às 09h46.
Última atualização em 19 de janeiro de 2021 às 15h42.
No domingo (17), a Virgin Orbit, empresa do bilionário Richard Branson , chegou ao espaço pela primeira vez com um foguete lançado de um avião em movimento.
A empresa de lançamentos espaciais divulgou as atualizações da missão em tempo real na sua conta do Twitter . Em maio do ano passado, seu primeiro teste não obteve sucesso após uma falha no motor do foguete ser detectada.
O avião Boeing 747 , apelidado de Cosmic Girl (em português, "garota cósmica"), decolou do deserto da Califórnia, nos Estados Unidos . Seu foguete LauncherOne foi lançadoa 40 mil pés acima do Oceano Pacífico e chegou à órbita da Terra em 10 minutos.
https://twitter.com/Virgin_Orbit/status/1350979550222680064
O objetivo da missão, intitulada Demo 2, era colocar 10 satélites pequenos em órbita para a Nasa . De acordo com a empresa em seu Twitter, a missão foi realizada com 9 satélites: "Estamos muito, muito orgulhosos de dizer que o LauncherOne agora completou sua primeira missão ao espaço, carregando 9 satélites CubeSat até a órbita terrestre baixa para nossos amigos da Nasa".
A conquista da VirginOrbit significa lançamentos de foguetes mais eficientes, baratos e com menor chance de serem cancelados devido à fatores externos como o clima.
Veja o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=4PSzwjghhHY&ab_channel=InfiniteAviation%E2%84%A2