Vazamento em estação espacial aumenta e preocupa Nasa
O local exato do vazamento ainda é desconhecido e ainda não é prejudicial aos membros da tripulação
Tamires Vitorio
Publicado em 30 de setembro de 2020 às 08h40.
Um vazamento de ar na Estação Espacial Internacional da Nasa está causando preocupação na agência americana. O vazamento foi detectado em agosto e várias semanas de investigação sobre o assunto já se desenrolaram, como precaução, membros da tripulação foram isolados em um dos módulos russos da estação --- mas, segundo a última publicação da Nasa em seu site oficial, é possível que o vazamento esteja localizado onde os isolados estão.
E o mais preocupante? Ele "parece estar aumentando", apesar de ainda não representar perigo à tripulação.
"É um vazamento bem pequeno. Isso impacta nossos produtos consumíveis, mas já nos planejamos para isso. Vamos identificar o vazamento com a continuação da investigação", afirmou Greg Dorth, gerente de um dos braços da Nasa na segunda-feira, 28.
O local exato do vazamento do laboratório em órbita ainda é desconhecido. Membros da Nasa e cosmonautas russos estão usando detectores ultrasônicos para investigar o problema tanto na base russa quanto na americana da estação afeta.
A Estação Espacial Internacional (EEI) é um laboratório espacial que possibilita que a tripulação veja a Terra a olho nu, a uma órbita baixa de 408 x 418 quilômetros. Quando o local do vazamento for encontrado, a Nasa poderá reparar o problema --- e explorar o espaço sem maiores preocupações (por enquanto).