Ciência

Último livro do Stephen Hawking responde suas questões mais frequentes

Iniciado em 2017, a obra foi finalizada por parentes e amigos

. (Bruno Vincent/Getty Images/Site Exame)

. (Bruno Vincent/Getty Images/Site Exame)

São Paulo - Durante sua vida, o mais célebre astrofísico do século 20, Stephen Hawking, foi bombardeado com questões a respeito do universo e do futuro da espécie humana. Algumas das respostas podem finalmente ser encontradas no livro póstumo que acaba de ser lançado.

Intitulado “Breves Respostas para Grandes Questões”, o livro foi iniciado ano passado por Hawking, que faleceu em março deste ano, aos 76 anos de idade. Membros da família e amigos acadêmicos finalizaram a obra usando materiais de seu vasto arquivo pessoal.

Hawking sofria de uma doença degenerativa dos neurônios motores e dedicou sua vida a revelar os mistérios do universo. Em 1988, seu livro “Uma Breve História do Tempo”, tornou-se um best seller e até hoje é referência na área.

Questões existenciais, tecnologia e universo

Na obra são abordadas questões diversas que habitavam a mente inquieta de Hawking, como a existência de Deus, o início de tudo, o que há dentro de um buraco negro, a possibilidade de prevermos o futuro ou viajar no tempo, se poderemos sobreviver no planeta Terra e se seremos superados pela inteligência artificial.

Algumas opiniões presentes no livro já eram de conhecimento do público que acompanhou a trajetória do astrofísico, como a de que os humanos não têm opção a não ser deixar a Terra. A obra pretende ser a junção de todos os pensamentos finais de Hawking sobre a humanidade, a tecnologia e o universo.

Para os acadêmicos saudosos, o cientista deixou um artigo sobre o cálculo da entropia de buracos negros, revisado por sua equipe de físicos e publicado no início deste mês.

O lançamento do livro no Brasil está previsto para o dia 14 de novembro e será publicado pela editora Intrínseca.

Acompanhe tudo sobre:AstronomiaEspaçoPlaneta TerraStephen Hawking

Mais de Ciência

Cientistas descobrem que humanos na era do gelo usavam material inusitado para fabricar agulhas

Medicamento usado para tratamento de esquizofrenia pode revolucionar tratamento do Alzheimer

Baleia assassina criou estratégia para caçar maior peixe do mundo, diz estudo

Super Terra? Este planeta de 3 milhões de anos pode mudar o curso da ciência