Exame Logo

Rocket Lab, de foguetes de órbita baixa, estreia modelo reutilizável

A empresa que atua no envio de pequenas cargas ao espaço tentará recuperar o foguete usando um helicóptero; saiba como assistir

O próximo lançamento ocorre a partir da base da empresa na península Mahia, na Nova Zelândia (Foto/Reprodução)
AL

André Lopes

Publicado em 16 de novembro de 2021 às 06h00.

Última atualização em 18 de novembro de 2021 às 21h36.

Esta reportagem faz parte da newsletter EXAME Desperta. Assine gratuitamente e receba todas as manhãs um resumo dos assuntos que serão notícia.

A Rocket Lab, agência espacial americana, está prestes a entrar em uma nova era em sua jornada como fornecedora de serviços privados de lançamento de foguetes: o próximo voo da empresa inclui a primeira tentativa de recuperar um dos propulsores para reutilização usando um helicóptero. A captura será feita enquanto o pedaço do foguete flutua de volta à Terra, desacelerado por um paraquedas.

Veja também

Originalmente, o lançamento seria na quinta-feira, 11, contudo, um problema em um sensor terrestre fez com que a empresa mudasse a data para hoje,16, (sem horário confirmado), a fim de assegurar o funcionamento de todo o processo.

O lançamento chamado 'Love at First Sight' (“Amor à primeira vista”, em português) levará dois satélites geoespaciais criados pela empresa de comunicação BlackSky.Para a entrega da carga, a Rocket Lab fez alterações no design de seu foguete 'Electron', a fim de conseguir transportar as duas cargas.

O sucesso da missão deve dar combustível para disputa privada do espaço, hoje liderada pela SpaceX, e que já realiza viagens tripuladas semestralmente. No caso da Rocket Lab, a intenção é chegar lá, mas por hora, está assumindo o segmento de pequenas cargas, que já foi deixado de lado pela empresa de Elon Musk depois que assinou um contrato de 3 bilhões de dólares com a Nasa.

A Rocket Lab também está expandindo sua própria identidade como empresa espacial, aventurando-se no desenvolvimento próprio de satélites e fornecendo uma gama de serviços que a tornam um balcão de negócios único para empresas que pretendem viajar pelo espaço, e clientes que desejam manter o comando da viagem para profissionais.

Se tudo correr bem nesta terça-feira, a Rocket Lab já tem outro lançamento marcado, também para este mês e também com a BlackSky: em 27 de novembro, na missão “ A Data With Destiny ” (“Encontro com o Destino”, na tradução adaptada).

Como assistir ao lançamento da missão da Rocket Lab

O lançamento da missão ' Love at First Sight' pode ser acompanhada através do canal da agência no YouTube.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoEspaçonavesExame HojeFoguetesSpaceX

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame