Raro alinhamento de sete planetas está previsto para 2025; veja data do fenômeno e como observá-lo
Em fevereiro, os planetas Saturno, Mercúrio, Netuno, Vênus, Urano, Júpiter e Marte formarão uma configuração única no céu
Repórter
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 15h35.
Última atualização em 15 de janeiro de 2025 às 15h41.
O ano de 2025 promete ser especial para os admiradores do céu noturno, trazendo fenômenos astronômicos impressionantes. Entre os eventos mais aguardados está o alinhamento raro de sete planetas do Sistema Solar,previsto para o dia 28 de fevereiro.
Esse fenômeno extraordinário, que só ocorrerá novamente em 2492, é uma oportunidade imperdível para os amantes da astronomia.
Embora não seja raro que alguns planetas fiquem do mesmo lado do Sol, é incomum que tantos deles se alinhem ao mesmo tempo. Alinhamentos podem envolver de três a oito planetas, sendo que formações com cinco ou seis planetas já são classificadas como grandes alinhamentos. Porém, eventos como este, com sete planetas, são extremamente raros.
Chuvas de meteoro e eclipses: confira o calendário astronômico de 2025Esses alinhamentos não representam as fileiras perfeitamente ordenadas mostradas em ilustrações do Sistema Solar . Trata-se de um efeito visual, causado pela posição dos planetas ao longo de uma linha imaginária chamada eclíptica, que marca o plano orbital ao redor do Sol.
Embora os planetas pareçam alinhados a partir da perspectiva terrestre, eles estão, na verdade, muito distantes uns dos outros no espaço. Essa ilusão ocorre devido à inclinação quase plana das órbitas, que ocasionalmente faz com que os planetas apareçam próximos no céu.
Janeiro terá chuva de meteoros, passagem de cometa e oposição de Marte; saiba como ver os fenômenosComo observar o alinhamento dos planetas?
Em janeiro de 2025, acontecerá o primeiro de três alinhamentos planetários previstos para o ano. Na noite de 21 de janeiro, quatro planetas poderão ser vistos ao mesmo tempo, seguindo uma linha imaginária no céu.
Vênus e Saturno aparecerão próximos no sudoeste logo após o anoitecer, enquanto Júpiter estará mais alto no céu e Marte surgirá no leste.
Marte será o único planeta em oposição ao Sol, alinhando-se com a Terra em uma linha reta — um evento que ocorre a cada dois anos. Urano e Netuno também estarão alinhados, mas será necessário usar um telescópio para observá-los.
Já em 28 de fevereiro, Mercúrio se juntará ao grupo, formando um alinhamento com sete planetas. Mais tarde, em 11 de agosto, será possível observar até seis planetas: Mercúrio, Vênus, Júpiter, Urano, Netuno e Saturno. Ambos os eventos também exigirão o uso de telescópios para ver todos os astros.
Para facilitar a observação, sites como Time and Date e Stellarium ajudam a mapear o céu. Eles permitem localizar os planetas, prever horários de visibilidade e identificar constelações. Mesmo em inglês, esses sites podem ser traduzidos com ferramentas como o tradutor do Google.