Ciência

Prevent Senior e Einstein testarão cloroquina contra covid-19

Os medicamentos usados contra a malária e outras doenças tiveram resultados positivos contra a Covid-19, mas precisam de mais estudos

Coronavírus: vírus tem origem na seleção natural (Getty Images/dowell/Getty Images)

Coronavírus: vírus tem origem na seleção natural (Getty Images/dowell/Getty Images)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 21 de março de 2020 às 11h26.

Última atualização em 26 de março de 2020 às 09h42.

Priorizar nos meus resultados Google

A Prevent Senior e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein anunciaram que testarão o uso do medicamento cloroquina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O Einstein informou a EXAME que prepara um protocolo de pesquisa para testes sobre a eficácia do medicamento hidroxicloroquina (variante da cloroquina) no tratamento da covid-19. A Prevent Senior anunciou que usará, em caráter experimental, a cloroquina e o antibiótico azitromicin, com autorização das famílias, em pacientes com o quadro confirmado de contágio pelo novo coronavírus.

Os medicamentos apresentaram resultados positivos em estudos realizados por pesquisadores da China e da França. No entanto, ainda faltam estudos científicos e testes clínicos para que as drogas sejam consideradas seguras para tratamentos em ampla escala de casos da Covid-19.

Em discurso inflamado, o presidente dos Estados Unidos Donald Trump se mostrou otimista em relação à eficácia das drogas, mas sua postura desafia a ciência. Na última sexta-feira, Dr. Anthony S. Fauci, especialista e diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, amenizou o tom da fala de Trump reforçando a necessidade de mais testes das drogas.

No Brasil, a Anvisa alertou para que as pessoas não comprassem o medicamento como uma solução para o novo coronavírus, uma vez que faltam estudos e testes antes da criação de medicamentos específicos para combater a covid-19.

Após o discurso de Trump, que reverberou globalmente, os estoques das farmácias de remédios feitos com as drogas cloroquina e hidroxicloroquina sumiram das farmácias. Os medicamentos são usados regularmente por pessoas que têm doenças como lúpus e artrite reumatoide. Por causa disso, a Apsen, que faz hidroxicloroquina no Brasil, triplicará produção.

As últimas notícias da pandemia do novo coronavírus

Acompanhe tudo sobre:DoençasCoronavírus

Mais de Ciência

Anvisa aprova importação de remédio experimental para Lito Sousa

Infarto atinge pacientes até 12 anos mais jovens em São Paulo, aponta estudo

Cientistas descobrem 200 mil barris radioativos no fundo do Oceano Atlântico

Elevador espacial: como cientistas querem ligar a Terra ao espaço por um cabo de 106 mil km