Postal assinado por Einstein em 1922 é descoberto em museu do Japão
Einstein, que registrou a visita em seu diário, escreveu que o Palácio Imperial de Kioto foi o edifício mais formoso que tinha visto em sua vida
Da Redação
Publicado em 14 de novembro de 2014 às 08h59.
Um postal assinado pelo físico Albert Einstein quando visitou o Japão em 1922 após ganhar o Prêmio Nobel foi descoberto em um museu da Prefeitura de Shiga (centro do Japão), informou nesta sexta-feira a agência japonesa "Kyodo".
O Museu Eizaburo Nishibori Memorial Exlorer da cidade de Higashiomi (Prefeitura de Shiga), dedicado à figura de Nishibori, líder da primeira expedição de inverno japonesa à Antártida, encontrou o postal entre os pertences que a família do explorador doou ao museu no ano passado.
Provavelmente o postal, que tem impressa a imagem do físico, foi um presente de Einstein a Nishibori quando este o acompanhou a Kioto e Nara em qualidade de tradutor, apontou o museu.
O postal, que o museu planeja exibir no próximo ano, tem o autógrafo de Einstein e está datado de 12 de dezembro de 1922, dia em que visitou o Castelo de Nijo em Kioto.
Tsutomu Kaneko, professor emérito da Universidade de Osaka, foi o encarregado de realizar o exame do postal, e assinalou que possivelmente o prêmio Nobel entregou postais similares às pessoas que conheceu durante sua visita ao país asiático.
Einstein, que registrou a visita em seu diário, escreveu que o Palácio Imperial de Kioto foi o edifício mais formoso que tinha visto em sua vida, acrescentou Kaneko.