Espera-se que a Odysseus aterrisse na superfície lunar às 19h30, horário de Brasília
Redação Exame
Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 11h26.
Na manhã de quarta-feira, um módulo de pouso lunar robótico lançado por uma empresa de Houston chegou mais perto de alcançar a Lua.
A Intuitive Machines anunciou que sua espaçonave Odysseus havia acionado seu motor por seis minutos e 48 segundos, desacelerando-a o suficiente para ser puxada pela gravidade da Lua para uma órbita circular a 57 milhas acima da superfície.
Nesta quinta-feira, ela deverá pousar na Lua. Se tudo correr bem, ela se tornará a primeira espaçonave privada a fazer um pouso suave na Lua e a primeira missão americana a chegar lá desde a Apollo 17, em 1972.
Embora seja uma missão privada, o principal cliente é a NASA, que pagou US$ 118 milhões pela entrega de seis instrumentos à Lua. A NASA TV transmitirá a cobertura do pouso a partir das 18 horas de quinta-feira.
A Odysseus faz parte do programa Commercial Lunar Payload Services da NASA, que permite que empresas privadas enviem experimentos para a Lua e poupa a NASA de construir e operar seus próprios veículos de pouso na Lua.
A agência espacial espera que essa missão seja muito mais barata, permitindo que ela envie mais missões com mais frequência enquanto se prepara para o retorno dos astronautas americanos à Lua como parte de seu programa Artemis.