Ciência

Medicamentos previnem transmissão sexual do HIV em homens homossexuais

Estudo prova que utilizar a terapia antirretroviral para suprimir o vírus da Aids para níveis indetectáveis significa que vírus não pode ser transmitido

Amostra de teste de sangue para HIV/Aids: estudo foi publicado no jornal médico Lancet nesta quinta-feira, 02 (Westend61/Getty Images)

Amostra de teste de sangue para HIV/Aids: estudo foi publicado no jornal médico Lancet nesta quinta-feira, 02 (Westend61/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 2 de maio de 2019 às 21h28.

Londres - Um estudo europeu com cerca de 1.000 casais de homens gays que fizeram sexo sem preservativos --onde um dos parceiros possuía o vírus HIV e estava tomando medicamentos antirretrovirais para suprimi-lo-- mostrou que o tratamento pode prevenir a transmissão do vírus pela via sexual.

Depois de oito anos de acompanhamento dos casais, a pesquisa não encontrou nenhum caso de transmissão de HIV entre eles.

O estudo prova, segundo os pesquisadores, que utilizar a terapia antirretroviral para suprimir o vírus da Aids para níveis indetectáveis também significa que o vírus não pode ser transmitido através de relação sexual.

"Nossas descobertas apresentam evidências conclusivas para homens gays de que o risco da transmissão do HIV com o supressor ART é zero", disse Alison Rodger, professora da University College London, que co-liderou a pesquisa.

A professora disse que essa "mensagem poderosa" poderia ajudar a acabar com a pandemia do HIV ao prevenir a transmissão do vírus em populações de alto risco. No estudo apenas, por exemplo, os pesquisadores estimam que o tratamento antirretroviral supressor preveniu aproximadamente 472 transmissões de HIV durante oito anos.

O estudo, publicado no jornal médico Lancet nesta quinta-feira, avaliava o risco da transmissão do HIV entre casais homossexuais compostos por homens onde um dos parceiros é HIV-positivo e outro é HIV-negativo e que não usam preservativos.

Acompanhe tudo sobre:AidsGaysRemédios

Mais de Ciência

Cientistas encontram cristais de água que indicam possibilidade de vida em Marte

Cientistas criam "espaguete" 200 vezes mais fino que um fio de cabelo humano

Cientistas conseguem reverter problemas de visão usando células-tronco pela primeira vez

Meteorito sugere que existia água em Marte há 742 milhões de anos