Ciência

Lua vai ganhar sua primeira rede de telefonia móvel

A Vodafone Germany e a montadora Audi disseram nesta terça-feira que estão trabalhando juntas para apoiar a missão

Lua: a rede permitiria a transmissão em alta definição da paisagem lunar de volta à terra (Dominique Dierick/NASA/Divulgação)

Lua: a rede permitiria a transmissão em alta definição da paisagem lunar de volta à terra (Dominique Dierick/NASA/Divulgação)

R

Reuters

Publicado em 27 de fevereiro de 2018 às 21h27.

Última atualização em 27 de fevereiro de 2018 às 21h42.

Barcelona - A lua receberá sua primeira rede de telefonia móvel no próximo ano, permitindo a transmissão em alta definição da paisagem lunar de volta à terra, como parte de um projeto para apoiar a primeira missão lunar financiada de forma privada.

A Vodafone Germany, que fabrica equipamentos de rede Nokia, e a montadora Audi disseram nesta terça-feira que estão trabalhando juntas para apoiar a missão, 50 anos após os primeiros astronautas da Nasa caminharem na lua.

A Vodafone disse ter eleito a Nokia como sócia tecnológica para desenvolver uma rede espacial que seria um pequeno pedaço de hardware, pesando menos do que uma sacola de açúcar.

As companhias trabalham com a empresa PTScientists no projeto, com um lançamento programado em 2019 em Cabo Canaveral em um foguete SpaceX Falcon 9, disse Vodafone.

Um executivo envolvido disse que a decisão de construir uma rede 4G em vez de uma rede 5G de última geração foi tomada porque as redes de próxima geração permanecem no estágio de teste e, segundo ele, testes não são estáveis ​​o suficiente para garantir que elas funcionariam na superfície lunar.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoLuaTelefonia

Mais de Ciência

Cientistas constatam 'tempo negativo' em experimentos quânticos

Missões para a Lua, Marte e Mercúrio: veja destaques na exploração espacial em 2024

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora