Ciência

Hoje é o dia mais triste do ano? Entenda a 'Blue Monday'

Retorno à rotina é na terceira segunda-feira de janeiro é a principal causa de desânimo do ano

'Blue Monday': volta ao trabalho pode ser maior causa de tristeza do ano  (SIphotography/Thinkstock)

'Blue Monday': volta ao trabalho pode ser maior causa de tristeza do ano (SIphotography/Thinkstock)

Maria Eduarda Lameza
Maria Eduarda Lameza

Estagiária de jornalismo

Publicado em 19 de janeiro de 2026 às 16h22.

Você já ouviu a expressão "Blue Monday"? A terceira segunda-feira de janeiro (hoje) é conhecida como o dia mais triste do ano, ou "Segunda Azul". Em inglês, a cor azul é associada a sentimentos tristes e depressivos.

A expressão não tem nenhuma comprovação científica e foi cunhada em 2005 pelo psicólogo britânico Cliff Arnall, então na Universidade de Cardiff, no país de Gales. Apesar de "Blue Monday" não ter embasamento médico, a data passou a ser usada como um momento de conscientização sobre saúde mental

Segundas-feiras são conhecidas como dias difíceis para quem tem que voltar ao trabalho ou aos estudos após ao final de semana. Segundo o especialista, a data após a metade de janeiro é marcada pelo desânimo causado por uma soma de fatores, como a volta à rotina após as celebrações de ano novo, dívidas acumuladas, frustração com metas não cumpridas e clima frio no hemisfério norte. 

A falta de sol no hemisfério norte nessa época do ano intensifica o que especialistas chamam de depressão sazonal.

No Reino Unido, empresas adotam campanhas e iniciativas para motivas os funcionários. Agências de turismo e companhias aéreas oferecem promoções para destinos tropicais na data.

Como fugir da "Blue Monday"?

Nesta segunda-feira ou em qualquer dia que você não acordou tão bem, atitudes simples voltadas ao cuidado com o corpo e a mente podem ajudar:

  • Praticar exercícios físicos: a atividade libera endorfinas, hormônios associados ao bem-estar, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade.
  • Manter boas relações com família e amigos: conversar, encontrar pessoas queridas ou até fazer chamadas por vídeo fortalece o senso de pertencimento.
  • Priorizar o descanso: dormir bem é essencial para o equilíbrio emocional, pois regula hormônios ligados ao humor, como serotonina e cortisol.
  • Reduzir o estresse: práticas como meditação, respiração profunda e atenção às próprias reações ajudam a atravessar o dia com mais calma.

*Com informações da agência O GLOBO.

Acompanhe tudo sobre:saude-mentalAmbiente de trabalho

Mais de Ciência

Como saber se meu gato está falando comigo? A ciência tem a resposta

Cães aprendem palavras de forma semelhante às crianças, aponta estudo

Medo tem cheiro? Estudo revela que cavalos sentem emoções humanas

Comportamento incomum de gatos pode demonstrar se eles te amam